Barroco
A literatura Barroca é fruto do conflito característico de sua época. Pressionado pela Igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois pólos opostos: Igreja X Pensamento Renascentista / Salvação X Pecado / Céu X Inferno / Espírito X Carne / Fé X Razão.
Atormentado por este conflito, o homem produz textos literários com as seguintes características:
• Uso de contrastes: as ideias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice, etc.
• Pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste, cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranquila.
• Presença de impressões sensoriais: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis.
• Preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva internsamento, como seria seu desejo.
• Intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana.
• Linguagem complicada, excessivamente trabalhada, através de: expressões eruditas; sintaxe rebuscada, com uso frequente da ordem inversa; repetições; paralelismo; uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos, e metáforas; uso frequente de frases interrogativas.
• Tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante osciliação entre os dois opostos. Duas correntes se distinguem na literatura Barroca: o cultismo e o conceptismo.
Figuras de Linguagem
• Hipérbole: exagero das ideias.
• Hipérbato: inversão radical da ordem direta da frase.
Exemplo: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
de um povo heróico um brado retumbante"
Correto: As margens plácidas do Ipiranga ouviram um brado retumbante de um povo heróico.
• Sinestesia: fusão/mescla de sensações.
Exemplo: "Sonora audição colorida do aroma."
• Quiasmo: "Incêncio em mares d'água disfarçado,
Rio de neve em fogo convertido."
• Gradação: consiste numa sequência de palavras que formam uma ideia crescente ou decrescente.
Exemplo: "Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada." (decrescente)
"Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!" (crescente)
• Perífase: torneio ou jogo de palavras com o intuito de significar uma ideia.
Exemplo: "Quando em meu peito rebentar a fibra (1)
Que me envolve à dor vivente, (1) (1) Quando eu morrer
Não derramem por mim (2) (2) Não chorem
Nenhuma lágrima em pálpebra demente." (2)
• Oxímoro: 2 termos que se excluem multuamente.
Exemplo: "O anjo pornográfico."
• Paradoxo: oposições para um sujeito e um verbo em uma frase.
Exemplo: "Amar é contentamento descontente."
• Antítese: oposições para dois verbos e duas frases.
Exemplo: "Não existira som
Se não houvesse o silêncio."
O Cultismo
Esse estilo é marcado pela erudição, pelo rebuscamento, pelo uso de inversões brutais e de numerosas figuras de linguagem. Trata-se de uma espécie de jogo de palavras, exageradamente trabalhado quanto à forma. O conceptismo Desenvolve-se paralelamente ao cultismo.
Definiu-se na primeira metade do século XVII nas obras de grandes escritores: Quevedo, Padre Vieira e Shakespeare. É um estilo fluente, pouco rebuscado, preocupado em expor, através do raciocínio lógico, idéias e conceitos. Num texto com características conceptistas, há o emprego da linguagem figurada: inversões, antíteses; há jogo de palavras e de idéias.
O Barroco no Brasil
O Barroco é um estilo de época comum a quase toda a Europa. No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos e padrões europeus. O estilo Barroco desenvolveu-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo sua fase áurea, de modo especial, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
• Padre Antônio Vieira
Escreveu cerca de 200 sermões. Eles foram proferidos em Portugal e no Brasil.
(Sermões: texto feito para ser falado; voltado para o grande público.)
Temas variados e polêmicos: política, guerra, moral, exploração dos índios, a arte de fazer sermões, etc.
Os sermões de Padre Antônio Vieira obedecem ao estilo conceptista, ou seja, são argumentativos e buscam a persuação dos ouvintes.
Passos de argumentação:
-Exôrdio: o orador expõe as ideias que se propõe a defender.
-Invocação: o orador pede auxílio divino para expor suas ideias.
-Confirmação: desenvolvimento e exposição do tema.
-Conclusão: retomada de tudo o que foi dito; o orador convida os ouvintes a colocarem em prática os ensinamentos bíblicos.
• Gregório de Matos
Fez críticas aos costumes do povo, aos padres e freiras, aos políticos (vereadores e governadores). Poesias críticas e satíricas/humor e ironia. Tinha o apelido de "Boca do Inferno" pois fazia poesias fescenina (pornográficas) e usava uma linguagem de baixo calão.
-Poesia Lírica
Amorosa (Carpe Dien - viva o momento), elogio à baleza feminnina (descritivismo), convite para o amor, visto que a beleza humana é efêmera.
-Poesia Lírica Reflexiva
Poesias com um tom mais filosófico, normalmente são pessimistas. Atormenta o poeta a fugacidade do tempo e a efemeridade das coisas da vida.
-Poesia Lírica Religiosa ou Sacra
Evidente influência da Contra-Reforma. O poeta se mostra consciente da morte e tembém como um pecador. Arrependido dos pecados cometidos, pede perdão e busca a salvação em Cristo.