Barroco

    A literatura Barroca é fruto do conflito característico de sua época. Pressionado pela Igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois pólos opostos: Igreja X Pensamento Renascentista / Salvação X Pecado / Céu X Inferno / Espírito X Carne / Fé X Razão.
    Atormentado por este conflito, o homem produz textos literários com as seguintes características:

 Uso de contrastes: as ideias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice, etc.

 Pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste, cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranquila.

 Presença de impressões sensoriais: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis.

 Preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva internsamento, como seria seu desejo.

 Intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana.

 Linguagem complicada, excessivamente trabalhada, através de: expressões eruditas; sintaxe rebuscada, com uso frequente da ordem inversa; repetições; paralelismo; uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos, e metáforas; uso frequente de frases interrogativas.

 Tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante osciliação entre os dois opostos. Duas correntes se distinguem na literatura Barroca: o cultismo e o conceptismo.

Figuras de Linguagem

Hipérbole: exagero das ideias.

• Hipérbato: inversão radical da ordem direta da frase.

                    Exemplo: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas

                                    de um povo heróico um brado retumbante"

                    Correto: As margens plácidas do Ipiranga ouviram um brado retumbante de um povo heróico.

Sinestesia: fusão/mescla de sensações.

                     Exemplo: "Sonora audição colorida do aroma."

Quiasmo: "Incêncio em mares d'água disfarçado,

                    Rio de neve em fogo convertido."

Gradação: consiste numa sequência de palavras que formam uma ideia crescente ou decrescente.

                    Exemplo: "Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada." (decrescente)

                                   "Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!" (crescente)

Perífase: torneio ou jogo de palavras com o intuito de significar uma ideia.

                    Exemplo: "Quando em meu peito rebentar a fibra (1)

                                     Que me envolve à dor vivente, (1)                                (1) Quando eu morrer

                                     Não derramem por mim (2)                                          (2) Não chorem

                                     Nenhuma lágrima em pálpebra demente." (2)

Oxímoro: 2 termos que se excluem multuamente.

                    Exemplo: "O anjo pornográfico."

Paradoxo: oposições para um sujeito e um verbo em uma frase.

                    Exemplo: "Amar é contentamento descontente."

Antítese: oposições para dois verbos e duas frases.

                    Exemplo: "Não existira som

                                     Se não houvesse o silêncio."

O Cultismo

    Esse estilo é marcado pela erudição, pelo rebuscamento, pelo uso de inversões brutais e de numerosas figuras de linguagem. Trata-se de uma espécie de jogo de palavras, exageradamente trabalhado quanto à forma. O conceptismo Desenvolve-se paralelamente ao cultismo.
    Definiu-se na primeira metade do século XVII nas obras de grandes escritores: Quevedo, Padre Vieira e Shakespeare. É um estilo fluente, pouco rebuscado, preocupado em expor, através do raciocínio lógico, idéias e conceitos. Num texto com características conceptistas, há o emprego da linguagem figurada: inversões, antíteses; há jogo de palavras e de idéias.

O Barroco no Brasil

    O Barroco é um estilo de época comum a quase toda a Europa. No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos e padrões europeus. O estilo Barroco desenvolveu-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo sua fase áurea, de modo especial, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Padre Antônio Vieira

    Escreveu cerca de 200 sermões. Eles foram proferidos em Portugal e no Brasil.

(Sermões: texto feito para ser falado; voltado para o grande público.)

    Temas variados e polêmicos: política, guerra, moral, exploração dos índios, a arte de fazer sermões, etc.

    Os sermões de Padre Antônio Vieira obedecem ao estilo conceptista, ou seja, são argumentativos e buscam a persuação dos ouvintes.

    Passos de argumentação:

-Exôrdio: o orador expõe as ideias que se propõe a defender.

-Invocação: o orador pede auxílio divino para expor suas ideias.

-Confirmação: desenvolvimento e exposição do tema.

-Conclusão: retomada de tudo o que foi dito; o orador convida os ouvintes a colocarem em prática os ensinamentos bíblicos.

Gregório de Matos

    Fez críticas aos costumes do povo, aos padres e freiras, aos políticos (vereadores e governadores). Poesias críticas e satíricas/humor e ironia. Tinha o apelido de "Boca do Inferno" pois fazia poesias fescenina (pornográficas) e usava uma linguagem de baixo calão.

-Poesia Lírica

    Amorosa (Carpe Dien - viva o momento), elogio à baleza feminnina (descritivismo), convite para o amor, visto que a beleza humana é efêmera.

-Poesia Lírica Reflexiva

    Poesias com um tom mais filosófico, normalmente são pessimistas. Atormenta o poeta a fugacidade do tempo e a efemeridade das coisas da vida.

-Poesia Lírica Religiosa ou Sacra

    Evidente influência da Contra-Reforma. O poeta se mostra consciente da morte e tembém como um pecador. Arrependido dos pecados cometidos, pede perdão e busca a salvação em Cristo.