Arcadismo
O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, razão por que também é denominada como Setecentismo ou neoclassicismo. O nome "Arcadismo" é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do Arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
Numa perspectiva mais ampla, expressa a crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.
Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por Jean-Jacques Rousseau, na figura do “bom selvagem”.
O Arcadimos apresenta as seguintes características:
• Bucolismo
• Pastoralismo
• Fugere urbem: fugir da cidade para o campo
• Aurea mediocritras: harmonia campestre ¹
• Presença da mitologia: Zéfiros (representação dos ventos agradáveis)
• Linguagem simples e direta
• Forma: soneto (2 quartetos e 2 tercetos)
¹ última estrofe: o sujeito lírico diz que a beleza da natureza não tem sentido se o amor não for correspondido.
Bocage
Arcadismo Convencional, Pré-Romantismo. Presença de pessimismo, confessionalismo, atração pela morte, ambiente noturno, macabro.
Arcadismo Brasileiro
Século XVIII, em Minas Gerais, Vila Rica (Ouro Preto). Ocorreu durante o Ciclo da Mineração, durante a Inconfidência Mineira.
Teve como princial escritor Tomás Antônio Gonzaga.
• Tomás Antônio Gonzaga:
Foi ouvidor em Vila Rica, e escreceu "Marília de Dirceu"
-Dirceu: pseudônimo de Tomás António Gonzaga, um pastor, dono de uma fazenda que vive feliz com sua amada Marília. (Clichês árcades: Bucolismo, locus amoenus, fugere urbem, Pastoralismo)
-Marília: pseudônimo de Maria Dorrotéia.
• Marília de Dirceu:
-1ª Parte: escrita enquanto o poeta vivia em Vila Rica com a amada Maria Dorotéia; o texto mostra felicidade, harmonia e os clichês árcades
-2ª Parte: escrita na prisão no Rio de Janeiro; ela tras um sentimentalismo maior: saudade, injustiça, confessionalismo mais sincero.
A crítica diz que a 2ª parte da obra é pré-romântica pois se aproxima de alguns traçados do Romantismo.
• Cartas Chilenas:
14 epístolas (cartas) longas escritas em versos decassílabos brancos (sem rima). Em linhas gerais tecem críticas irônicas sobre o governador de Minas Gerais (Antônio de Sousa Menezes - pseudônimo: Fanfarrão Minésio).
Remetente: Critilo --- Tomás A. Gonzaga
Destinário: Doroteu --- Cláudio Manoel da Costa